fbpx

Pragas da batata: como ficar livre delas

pragas da batata

Não pire na batatinha! Saiba tudo o que você precisa para identificar e combater as principais pragas da batata:

Pragas da batata: pulgões

pulgao batata
Ninfa de pulgão na folha de batata. — Foto: Dori Edson Nava/ Embrapa

Pulgões são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas. Há dois tipos de pulgões que atacam a batata, sendo eles: Myzus persicae, conhecido como pulgão-verde-da-batata ou pulgão-verde-do-pessegueiro e Macrosiphum euphorbiae, conhecido como pulgão-grande-da-batatinha ou pulgão-verde-escuro-da-batata.

E o principal dano causado por eles  é a transmissão do vírus PLRV, que causa o enrolamento das folhas, e também do vírus PVY, que causa o mosaico.

Monitoramento e controle de pulgões

Além das inspeções manuais nas plantas da batata, há uma maneira simples e eficiente de realizar o controle de pulgões. Faça um print dessa tela para não perder o passo a passo:

Materiais

  • Bandejas de isopor amarelas (4 por hectare)
  • Detergente

Modo de fazer

Coloque as bandejas espalhadas na lavoura em uma altura de meio metro do solo. Encha-as com água. Depois pingue algumas gotas de detergente. Então é só observar a quantidade de pulgões atraídos pela cor e capturados pela armadilha. 

Caso sejam capturados mais de 20 pulgões alados por bandeja, é preciso utilizar inseticidas para o controle.

Pragas da batata: vaquinhas

vaquinha batata
Vaquinha do tipo que ataca a batata. — Foto: Herlado Negri de Oliveira/ Embrapa.

Vaquinhas são besourinhos coloridos que danificam a planta da batata. Mas os danos principais são causados por seu estado larval. Nessa fase, é uma praga conhecida como larva alfinete. Ela se alimenta das batatas, danificando-as e prejudicando drasticamente o seu valor comercial.

Prevenção e controle das vaquinhas

A prevenção das vaquinhas se dá com a rotação de culturas e com o correto preparo do solo. Quando o solo é preparado com antecedência, promove o dessecamento de patógenos, como a larva alfinete.

Além disso, outra dica para o controle natural de vaquinhas é o cultivo de plantas repelentes em torno da lavoura. São elas: coentro, hortelã e arruda.

Pragas da batata: mosca-branca

pragas da batata mosca-branca
Infestação de mosca branca em folha de batata. — Foto: Airton Arikita/ Embrapa

A presença da mosca-branca na lavoura de batata é um fato relativamente recente, constatado em 2001. E ela é extremamente preocupante, pois a mosca branca transmite o vírus causador do mosaico.

Monitoramento da mosca branca

Uma alternativa simples de monitoramento da mosca-branca é a batida de ponteiro. Essa técnica consiste em chacoalhar as folhas do terço superior das plantas sobre uma vasilha ou bandeja com fundo escuro e contar a quantidade de adultos presentes.

E para isso você precisa de um plano de amostragem. Portanto, divida a lavoura em talhões. Para lavouras de até 5 hectares, um talhão poderá corresponder a meio hectare. Já para lavouras muito grandes, cada talhão poderá ter 10 hectares. Dentro do talhão você deve inspecionar, pelo menos, 20 plantas aleatórias. 

Pragas da batata: lagartas

Há vários tipos de lagarta que afetam a cultura da batata, sendo elas: as lagartas de solo, que são a  lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) e a lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) e também as lagartas da parte aérea, que são a lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania), a lagarta-preta (Spodoptera cosmioides), a lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e, recentemente, a lagarta-das-vagens-da-soja (Helicoverpa armigera). 

Portanto, fique atento! Veja as fotos de cada uma delas para identificá-las o mais rápido possível:

pragas da batata lagarta rosca
Pragas da batata: lagarta-rosca. — Foto: Heraldo Negri de Oliveira/ Embrapa
lagarta-militar
Pragas da batata: lagarta-militar. — Foto: Heraldo Negri de Oliveira/ Embrapa
lagarta das folhas
Pragas da batata: lagarta-das-folhas. — Foto: Adeney Bueno/ Embrapa
lagarta preta
Pragas da batata: lagarta-preta. — Foto: Adeney Bueno/ Embrapa
lagarta falsa medideira
Pragas da batata: lagarta-falsa-medideira — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
pragas da batata lagarta-das-vagens-da-soja
Pragas da batata: lagarta-das-vagens-da-soja — Foto: Sebastião José de Araújo/ Embrapa

Monitoramento e controle de lagartas

Para o controle das lagartas de solo, uma dica é a dessecação antecipada da área, além da eliminação de plantas daninhas, pois elas representam hospedeiros alternativos. Dessa forma, ocorre a redução da disponibilidade de alimento. Assim, muitas lagartas presentes no solo são afetadas e não se tornam adultos.

Pragas da batata: traça

traca da batata
Larva de traça atacando a batata. — Foto: Heraldo Negri de Oliveira/ Embrapa

A traça (Phthorimaea operculella), conhecida como traça-da-batata ou traça-da-batatinha, ataca as folhas em todo o seu desenvolvimento, formando galerias semelhantes a um minador. Também podem atacar o caule e os tubérculos, reduzindo o valor comercial ou impossibilitando a sua venda, inclusive chegando a sua destruição. E como se isso não bastasse, seus danos continuam após a colheita, no transporte e armazenamento.

Manejo no controle de traças

A ocorrência de traças é mais intensa em climas mais frios. Portanto, nesses locais o monitoramento precisa ser mais intenso. 

A dica é observar a presença de minas nas folhas e, dentro delas, com a ajuda de uma lupa de bolso, verificar se há a presença de larvas. Muitas vezes, o ataque de predadores e parasitóides pode controlar as larvas, mas a mina permanece.

Pragas da batata: mosca-minadora

pragas da batata mosca minadora
A mosca-minadora mede apenas 2 milímetros. — Foto: Jorge Anderson Guimarães/ Embrapa
pragas da batata mosca minadora
A larva-minadora abre galerias na folha da batata. — Foto: Heraldo Negri de Oliveira/ Embrapa

A mosca-minadora (Liriomyza spp.), conhecida também por larva-minadora (por seu estado larval), minadora e minador-das-folhas, ataca as folhas formando minas ou galerias. Além disso, essa praga também é responsável por transmitir vírus que causam doenças.

Como combater a mosca-minadora

O monitoramento dessa praga é feito da mesma forma que o da traça, ou seja, observando a presença de minas nas folhas. A diferença é que essa praga ocorre com maior intensidade em regiões de clima mais quente. 

Bons lucros e até a próxima!

Leia também:

Referências

Como plantar batata. Embrapa Hortaliças.

Cultura da batata: pragas e doenças. Instituto Biológico de São Paulo. São Paulo, 2017