Não pire na batatinha! Saiba tudo o que você precisa para identificar e combater as principais pragas da batata:
Pragas da batata: pulgões
Pulgões são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas. Há dois tipos de pulgões que atacam a batata, sendo eles: Myzus persicae, conhecido como pulgão-verde-da-batata ou pulgão-verde-do-pessegueiro e Macrosiphum euphorbiae, conhecido como pulgão-grande-da-batatinha ou pulgão-verde-escuro-da-batata.
E o principal dano causado por eles é a transmissão do vírus PLRV, que causa o enrolamento das folhas, e também do vírus PVY, que causa o mosaico.
Monitoramento e controle de pulgões
Além das inspeções manuais nas plantas da batata, há uma maneira simples e eficiente de realizar o controle de pulgões. Faça um print dessa tela para não perder o passo a passo:
Materiais
- Bandejas de isopor amarelas (4 por hectare)
- Detergente
Modo de fazer
Coloque as bandejas espalhadas na lavoura em uma altura de meio metro do solo. Encha-as com água. Depois pingue algumas gotas de detergente. Então é só observar a quantidade de pulgões atraídos pela cor e capturados pela armadilha.
Caso sejam capturados mais de 20 pulgões alados por bandeja, é preciso utilizar inseticidas para o controle.
Outra maneira de capturar pulgões é por meio de armadilhas adesivas, que podem ser feitas com materiais de fácil acesso, como cartolina e garrafa PET. Clique aqui e saiba como confeccioná-las.
Pragas da batata: vaquinhas
Vaquinhas são besourinhos coloridos que danificam a planta da batata. Mas os danos principais são causados por seu estado larval. Nessa fase, é uma praga conhecida como larva alfinete. Ela se alimenta das batatas, danificando-as e prejudicando drasticamente o seu valor comercial.
Prevenção e controle das vaquinhas
A prevenção das vaquinhas se dá com a rotação de culturas e com o correto preparo do solo. Quando o solo é preparado com antecedência, promove o dessecamento de patógenos, como a larva alfinete.
Além disso, outra dica para o controle natural de vaquinhas é o cultivo de plantas repelentes em torno da lavoura. São elas: coentro, hortelã e arruda.
Mas se, mesmo assim, esses besourinhos atacarem o seu batatal, a dica é fazer o monitoramento com armadilhas adesivas de cor amarela, as mesmas que podem ser utilizadas para capturar pulgões e outros insetos sugadores, como a mosca-branca (que veremos a seguir). Clique aqui e aprenda como fazer.
Pragas da batata: mosca-branca
A presença da mosca-branca na lavoura de batata é um fato relativamente recente, constatado em 2001. E ela é extremamente preocupante, pois a mosca branca transmite o vírus causador do mosaico.
Monitoramento da mosca branca
Uma alternativa simples de monitoramento da mosca-branca é a batida de ponteiro. Essa técnica consiste em chacoalhar as folhas do terço superior das plantas sobre uma vasilha ou bandeja com fundo escuro e contar a quantidade de adultos presentes.
E para isso você precisa de um plano de amostragem. Portanto, divida a lavoura em talhões. Para lavouras de até 5 hectares, um talhão poderá corresponder a meio hectare. Já para lavouras muito grandes, cada talhão poderá ter 10 hectares. Dentro do talhão você deve inspecionar, pelo menos, 20 plantas aleatórias.
As armadilhas adesivas de cor amarela também são eficientes para o monitoramento e captura dos insetos adultos: Armadilhas para insetos: aprenda como fazer.
Saiba mais sobre a mosca-branca em: Mosca-branca do tomate: como acabar com ela.
Pragas da batata: lagartas
Há vários tipos de lagarta que afetam a cultura da batata, sendo elas: as lagartas de solo, que são a lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) e a lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) e também as lagartas da parte aérea, que são a lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania), a lagarta-preta (Spodoptera cosmioides), a lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e, recentemente, a lagarta-das-vagens-da-soja (Helicoverpa armigera).
Portanto, fique atento! Veja as fotos de cada uma delas para identificá-las o mais rápido possível:
Monitoramento e controle de lagartas
Para o controle das lagartas de solo, uma dica é a dessecação antecipada da área, além da eliminação de plantas daninhas, pois elas representam hospedeiros alternativos. Dessa forma, ocorre a redução da disponibilidade de alimento. Assim, muitas lagartas presentes no solo são afetadas e não se tornam adultos.
Já para a maioria das lagartas da parte aérea, não existe nível de controle definido na cultura. Mas o monitoramento pode ser realizado com batidas de pano e observação da presença de lagartas e ovos nas plantas. Para isso, fique de olho principalmente em folhas, ponteiros e flores.
Pragas da batata: traça
A traça (Phthorimaea operculella), conhecida como traça-da-batata ou traça-da-batatinha, ataca as folhas em todo o seu desenvolvimento, formando galerias semelhantes a um minador. Também podem atacar o caule e os tubérculos, reduzindo o valor comercial ou impossibilitando a sua venda, inclusive chegando a sua destruição. E como se isso não bastasse, seus danos continuam após a colheita, no transporte e armazenamento.
Manejo no controle de traças
A ocorrência de traças é mais intensa em climas mais frios. Portanto, nesses locais o monitoramento precisa ser mais intenso.
A dica é observar a presença de minas nas folhas e, dentro delas, com a ajuda de uma lupa de bolso, verificar se há a presença de larvas. Muitas vezes, o ataque de predadores e parasitóides pode controlar as larvas, mas a mina permanece.
Pragas da batata: mosca-minadora
A mosca-minadora (Liriomyza spp.), conhecida também por larva-minadora (por seu estado larval), minadora e minador-das-folhas, ataca as folhas formando minas ou galerias. Além disso, essa praga também é responsável por transmitir vírus que causam doenças.
Como combater a mosca-minadora
O monitoramento dessa praga é feito da mesma forma que o da traça, ou seja, observando a presença de minas nas folhas. A diferença é que essa praga ocorre com maior intensidade em regiões de clima mais quente.
Além disso, uma outra forma de monitorar e capturar a mosca-branca é usando armadilhas adesivas na cor amarela. Se você ainda não viu nosso artigo que ensina como fazer essas armadilhas, clique aqui.
Saiba mais sobre o controle da larva-minadora em: Larva-minadora no tomate: como vencer esse desafio.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim. E, se você leu até aqui, aproveite uma receita gratuita de defensivo natural para batata preparada pela Safra Viva.
Ficou alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria personalizada para os seus negócios. Rumo ao sucesso!
Bons lucros e até a próxima!
Leia também:
- Batata: como plantar e colher bons negócios.
- Pragas da alface: saiba como acabar com elas
- Pragas do tomate: saiba como eliminá-las
Referências
Como plantar batata. Embrapa Hortaliças.
Cultura da batata: pragas e doenças. Instituto Biológico de São Paulo. São Paulo, 2017